quarta-feira, 14 de março de 2012

12 Filmes Para Ver Antes do Mundo Acabar: #11 – Uma Escola Atrapalhada (1990)




Bullying, abuso de autoridade, discriminação social, sensualização precoce, agressão física, agressão contra mulheres, violência urbana, tráfico de animais, gravidez precoce, tentativa de homicídio, falso alerta de atentado à bomba, corrupção de menores, satanismo, trapaça, charlatanismo, sabotagem, impunidade... ufa! É tanta coisa errada que acontece em “Uma Escola Atrapalhada” que é até difícil enumerar todas sem se esquecer de nenhuma, portanto lá vai a pior de todas: Foi o primeiro filme de Selton Mello, aquele gordinho boiola.

Na verdade tem outra coisa muito errada nesse filme e que precisa ser apontada: Colocar “Os Trapalhões” como coadjuvantes e SUPLA E ANGÉLICA como par principal. Tudo bem que desde que começaram a enfiar Gugu Liberato, Dominó e Angélica em seus filmes que eles começaram a se tornar secundários nos próprios filmes, mas nesse caso a decisão foi tão atrapalhada (sem trocadilhos) que no filme seguinte “Os Trapalhões e a Árvore da Juventude” voltaram a ser personagens principais (apesar de terem “rejuvenescido” nesse filme e estarem incompletos, pois Zacarias morreu antes do lançamento de “Uma Escola...”).

Didi Mocó imitando "Crocodilo Dundee"
 A trama é um embrião do que a Globo faria anos mais tarde em “Malhação”: gente nova que chega e é mal recebida pelos colegas, fulana que namora um, mas começa a se interessar por outro, fofoquinha, intriguinha, briga, traição e coisas do tipo. A diferença é que tem a participação dos Trapalhões e também tem um vilão, interpretado de forma propositalmente canastrona por Ewerton de Castro.
Fantástico!
 Aliás, “canastrice proposital” poderia ser a desculpa usada pelo par romântico Supla e Angélica. Eu confesso que sou um ator bem limitado e me preocupo muito em não atrapalhar o restante da companhia o que não acontece com esses dois, principalmente com o filho do Suplicy. Com toda a sua marra de “Billy Idol/Ivan Drago dos pobres” ele consegue realmente nos fazer rir, mas não pelo motivo pelo qual os produtores gostariam. Vendo este filme a gente entende porque as pessoas tem raiva de Marcos Mion, afinal foi ele quem desenterrou essa mala.
Supla e Marcelo Picchi, mas pode chamar de Ivan Drago e Renato Gaúcho
 Contudo, saber interpretar não garante que você deixe de pagar mico.  É o caso do gordinho boiola Selton Mello, fazendo aqui a sua estreia retumbante no cinema. O primeiro de seus 2132435456 filmes. Seu personagem é um coxinha, dedo-duro, cuzão, todo arrumadinho, que perde a namorada para O BATERISTA DO POLEGAR, puxa o saco do Supla, chegando até a trapacear para que seu patrãozinho ganhasse uma corrida (?) contra a Angélica, e o único pagamento que recebe é uma tortada na cara, DADA PELO PAPITO, ISSO MESMO! A estreia do Seltinho foi com o Supla dando-lhe uma puta tortada na cara. E você achando que não viveria para ver isso.




Isso o Selton Mello não conta nas entrevistas
 Outros participantes dessa bagaça merecem destaque: 

Fafy Siqueira, que fez a Dercy na minissérie da Globo; 

Bicha!
 Marcelo Picchi, ex-global, que neste filme está parecendo o Renato Gaúcho quando virou técnico; 
Ficou fora da geladeira e estragou, foi?
Maria Mariana, autora de "Confissões de Adolescente" e que certa vez disse que "o homem tem que pegar no leme"
Meu pai (Domingos Oliveira) comprou essa ala do Cabral na época do Descobrimento
Gugu Liberado, canastra até a medula; 
Valendooooooooooooo!!! Oê, oê,oê, oê, oê...
Grupo Polegar, que na época ainda contava com Rafael pIlha, que dá umas bitocas na Maria; 
Quer saber onde tu vai enfiar essa pilha?
Leonardo Brício, que virou o "Rei Davi" na Record; 
Esquece essa mulher, Seltinho! Fica aqui com nóis!
e a célebre Cristina Prochaska, cujo sobrenome deu 
origem a uma das maiores gafes da TV brasileira, o episódio "Fecha na Prochaska" que teria ocorrido em uma época em que Dr. Rey nem sonhava em fazer cobertura de carnaval.
Fechar na Prochaska era simplesmente fazer isso aqui
 Como foi dito lá em cima, é tanta coisa errada nesse filme que é difícil lembrar de tudo. Só para vocês terem uma idéia, a menina que troca o Selton Mello pelo baterista do Polegar quase fica GRÁVIDA do marmanjo (com o "Seltinho" não correria esse risco). 
O inofensivo Selton Mello
 Tanto os rapazes, quanto as moças ficam com pouca roupa durante boa parte do filme (o que nos anos 80 era perfeitamente normal em um filme "Classificação Livre"), a Fafy Siqueira agarra o "Rei Davi" sem camisa no sótão, e a doce Angélica dá uma JOELHADA NO SACO DO SUPLA E TOMA DE VOLTA UM MURRO NO QUEIXO. CADÊ A MARIA DA PENHA NESSA ÉPOCA?
O quê que tu vai dizer pra Marta depois, Supla?
Mas o pior é o que acontece com o vilão do Ewerton de Castro, bedel que no filme raspa cabeça de aluno e puxa a orelha, coisa impensável nos dias de hoje. SPOILER (como se ninguém tivesse visto esse filme): O cara sabota o próprio local de trabalho, anda armado, ameaça jogar uma aluna de cima da escola e é apenas EXPULSO DO COLÉGIO! NÃO VAI PRESO, PORRA! Nunca entendi esse furo do roteiro e não consigo entender.
Muahahahahahahaha!!! Nunca gostei do Clube da Criança mesmo!
 Outra coisa que eu nunca entendi desse filme foi o fato de acabar o filme sem a mocinha Angélica dar um beijão na boca do mocinho (?!) Supla.

Pensando bem, depois de ver esse clipe satanista do Papito eu comecei a entender o porquê.

O filme completo está aqui no You Tube


Cotação: ( _(_ ) ( _)_ ) ( _(_ ) ( _)_ ) Melhor estudar em escola de lata do que ver uma merda dessas.

Fontes:



5 comentários:

Anônimo disse...

Putz! O último suspiro desse filme na tv aberta, foi na sessão da tarde em 2000, quando a Globo resolveu passar todos os filmes dos Trapalhões (se é que esse é dos Trapalhões...)

Roderico P. Franco disse...

"Supla e Marcelo Picchi, mas pode chamar de Ivan Drago e Renato Gaúcho" hahahahahahaha

Carol Matos disse...

Faltou a parte da ameaça de bomba e a participação mais zoada do Mussum como um pai de Santo. Adorei!!

Unknown disse...

Podem falar e vociferar do filme o que quiser, mas...

Aquela parte das meninas
todas em um quarto, de pernoca de fora,
descalças,
quase seminuas é sem dúvida O ÁPICE DO FILME!

Deus do céu! Quantas "homenagens"
já prestei pra essas atrizes
só de lembrar dessa cena, disparada, a melhor do filme

Unknown disse...

Agora fala sério...

Desde quando o Selton Mello é gordinho, meu?? kkkkkk

Que doidêra!

Pôxa, vamos maneirar com o preconceito,

gordo também é gente, é ou não é?? kkkkkk :D

Mas se ele for boiola??

Bão... Só se ele for torcedor do Vasco, ou do São Paulo,

ou sei lá, do Atlético Paranaense, do Paraná Clube,

talvez do Cruzeiro, do Santos,... kkkkkkkkkkkk :^D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management